Na edição de setembro 2015 da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, possui uma matéria listando 35 pontos de atenção para a redução de custos nas empresas. Seguem abaixo os pontos elencados:
1) Economize nos gastos com telefone
- Considere utilizar Whatsapp, Skype na comunicação. Solicitar aos funcionários que utilizam celular que economizem. Renegociar com as operadoras de telefonia.
2) Controle os insumos de perto sobretudo os mais caros
2) Controle os insumos de perto sobretudo os mais caros
- Aumente a precisão dos níveis de estocagem com métodos mais rigorosos de controle.
3) Fique de olho nos estoques
3) Fique de olho nos estoques
- Mantenha o nível dos estoques baixo.
4) Estabeleça um teto para os gastos estratégicos
4) Estabeleça um teto para os gastos estratégicos
- Estabeleça e comunique sobre limites de gastos não estratégicos/operacionais.
5) Gerencie melhor o tempo
5) Gerencie melhor o tempo
- Cuidado com a procrastinação e fique atento a otimização do tempo com os funcionários.
6) Acompanhe seu fluxo de caixa
6) Acompanhe seu fluxo de caixa
- Gerencie os recebimentos e pagamentos diariamente. Busque conhecimento com especialistas através de consultorias ou cursos sobre o assunto.
7) Reveja dívidas com bancos e fornecedores
7) Reveja dívidas com bancos e fornecedores
- Tente renegociar taxas e dívidas com os credores. Analise os prazos médios de pagamento de fornecedores e recebimento de clientes. No mínimo tem que ser iguais sendo o ideal com maior prazo para pagamento de fornecedores e menor para recebimento de clientes.
8) Faça a sazonalidade trabalhar a seu favor
- Analise os períodos e os volumes de vendas. Analise quais são os clientes que mais compram e quando mais compram. Analise quais itens saem com maior facilidade em qual período do ano.
8) Faça a sazonalidade trabalhar a seu favor
- Analise os períodos e os volumes de vendas. Analise quais são os clientes que mais compram e quando mais compram. Analise quais itens saem com maior facilidade em qual período do ano.
9) Reduza gastos com energia elétrica e água
- Considere investir em luzes de LED, refaça uma análise operacional da necessidade dos gastos com lavanderia para identificar possíveis alternativas para redução com este gasto.
10) Aprenda a fazer mais com menos
- Foque nas necessidades dos clientes. Capacitar melhor a equipe para atender a necessidade primária do cliente.
10) Aprenda a fazer mais com menos
- Foque nas necessidades dos clientes. Capacitar melhor a equipe para atender a necessidade primária do cliente.
11) Reveja sua logística
- Fique próximo dos pontos de distribuição de suas mercadorias
- Fique próximo dos pontos de distribuição de suas mercadorias
12) Pense em fazer uma proteção cambial
- Passa a ser interessante se a empresa depende de algum tipo de operação em outra moeda.
13) Cogite tomar empréstimos
- Só é interessante se bem planejado e com prospecção de melhoria nas finanças no médio prazo. Negocie taxas com os bancos, prazo de carência. Atente-se ao fluxo de caixa.
14) Analise com lupa até o menor custo
- As menores despesas passam despercebidas e no conjunto comprometem o resultado
15) Retenha seus clientes atuais
15) Retenha seus clientes atuais
- Um cliente só passa a ser cliente após a segunda visita. Apareça, crie programas de fidelidade, promoções, sorteios.
16) Ouça e dê voz a equipe
16) Ouça e dê voz a equipe
- O sucesso dos negócios são determinados pelas pessoas. Ouça a opinião dos funcionários.
17) Arquive os seu documentos na nuvem
17) Arquive os seu documentos na nuvem
- Reduz gastos com backup ou possíveis restaurações de arquivos em função de uma pane do computador ou ataque por hackers
18) Considere investir em uma consultoria externa
18) Considere investir em uma consultoria externa
- Contrate quem sugira medidas de redução de custos com bases técnicas e que tragam benefícios claros ao negócio
19) Faça um orçamento base zero
19) Faça um orçamento base zero
- Classifique os gastos em: Despesas obrigatórias para o próprio funcionamento; Gastos que promovam diferencial competitivo e Gastos supérfulos não contribuindo para a operação nem para a diferenciação
20) Converse com os seus adversários
20) Converse com os seus adversários
- Negociação em conjunto com fornecedores podem resultar em ganhos com redução de custo de aquisição
21) Abra concorrências entre seus fornecedores
21) Abra concorrências entre seus fornecedores
- Diversifique sua base para não ficar refém dos preços.
22) Avalie desfazer de alguns de seus ativos
22) Avalie desfazer de alguns de seus ativos
- Se a situação estiver grave e o imóvel for seu, cogite vender e alugar outro. Se seu negócio for prestação de serviços, avalie escritórios de coworking.
23) Respeite os custos essenciais
23) Respeite os custos essenciais
- Estabeleça critérios para o corte de custos.
24) Centralize as decisões sobre despesas
24) Centralize as decisões sobre despesas
- Todo o gasto deverá ser aprovado pela diretoria para sua contratação.
25) Livre-se de gastos supérfluos
25) Livre-se de gastos supérfluos
- Reavaliar gastos, renegociar contratos. Utilizar canecas, reutilizar papéis de rascunho são dicas para cortar gastos supérfluos.
26) Compartilhe conclusões
26) Compartilhe conclusões
- Utilize ações de comunicação interna entre os gestores dos departamentos.
27) Siga os movimentos da concorrência
27) Siga os movimentos da concorrência
- Fique atento às formas de compra de seus concorrentes e quanto pagam pelos produtos utilizados.
28) Verifique o seu regime tributário
28) Verifique o seu regime tributário
- Procure um contador para identificar o melhor regime tributário para sua empresa.
29) Segure aumentos na folha
29) Segure aumentos na folha
- Para reduzir custos com a folha de pagamentos, as vezes é necessário medidas impopulares.
30) Aposte em canais de vendas mais baratos
30) Aposte em canais de vendas mais baratos
- É mais barato investir em marketing digital e e-commerce do que manter vários representantes nas ruas.
31) Motive os funcionários
31) Motive os funcionários
- Premie pelo esforço. pelo rendimento, e por ideias criativas.
32) Reduza viagens e saídas
32) Reduza viagens e saídas
- Principalmente as marcadas de última hora e pense bem se reuniões são mesmo necessárias.
33) Diminua os mimos
33) Diminua os mimos
- Atentar a real necessidade do cliente. Não encha de mimos que não são valorizados por eles.
34) Foque nos resultados, não nos processos
34) Foque nos resultados, não nos processos
- Foco exclusivo em processos podem dilatar prazos, diminuir eficiência e acarretar em despesas extras.
35) Não tenha medo de demitir
35) Não tenha medo de demitir
- Pense no melhor para a empresa. Se você selecionar bem, treinar e motivar a equipe, dificilmente precisará demitir.