Calma!!! Não me critique antes de ler a matéria OK :)
Tostines é crocante porque é gostoso ou é gostoso porque é crocante?
Qual o motivo dessa briga gigantesca de honorários baixos de Contabilidade?
Vamos refletir um pouco?
Os clientes estão inseridos em um ambiente onde se iniciou com alguém cobrando muito a baixo do preço para conseguir clientes. Vamos retornar um pouco na história e tentar encontrar os motivos que originaram isso.
1) Curso a distância: Com o início por volta de 2005 do EAD, os primeiros alunos começaram a sair formados no mercado por volta de 2009. Ainda o mercado era receoso em relação a isso. Depois com os anos isso foi aumentando. Em 2010, 2011, 2012. Eu trabalhei na Unopar e sei o que eu estou lhe falando. Em 2012 foi o auge, o topo do EAD. Milhares de alunos entraram na maior época do EAD no Brasil. Esses alunos de 2012 são os profissionais contábeis sendo formados no Brasil e que estão hoje procurando ter o seu escritório ou trabalhar nas empresas. Aqui vamos ter duas situações: Os alunos que querem trabalhar de empregados e não tem conhecimento prático e os que preferiam abrir o seu próprio escritório. Os que buscam empregos, por não ter experiência prática, se sujeitam a ganhar pouco para aprender e os que montaram escritórios, para ganhar clientes começaram a diminuir seus honorários. Antes esta diminuição de honorários existia. Mas com uma enxurrada de contadores no mercado, a tendência é queda de preço com certeza. Já viu Direito EAD? É caro um advogado não é mesmo? Sabia que o direito também está sendo substituído por robôs juízes? Pois bem, isso é assunto para outra hora.
2) Com o fisco digitalizando a escrituração contábil e fiscal das empresas com NF-e, EFD, ECD e por aí vai, ficou muito mais fácil de se importar dados para os sistemas contábeis. Estes foram se especializando. Hoje é possível importar uma movimentação de 5 mil notas fiscais para um sistema contábil em minutos. Esta atividade antigamente tinha que ter uns 10 funcionários para lançar essas notas. Com essa digitalização, todo o processo ficou mais fácil e os escritórios que se modernizaram e enxergaram a contabilidade como negócio, investiram em integração e diminuíram seu quadro de funcionários, gerando uma economia operacional gigantesca. Qual a decorrência disso? Repasse ao cliente e redução de preços dos honorários. Uma fez, outra também e outra também. Hoje muitas fazem e como um ciclo natural, hoje não se consegue cobrar honorários caros pois o mercado inteiro modernizou e diminuiu seus custos e como consequência diminuiu seus honorários.
Mas como fazer agora então?
Olha, em 2008 eu trabalhei na Contabilidade da Unopar. Nessa época não fazíamos mais nenhum lançamento contábil. Tudo era integrado e automatizado no ERP. O trabalho do contador era apenas conciliação. Kra, 10 anos atrás.
O processo de legalização empresarial, abertura, baixa, transformação isso nunca vai acabar. Mas Contabilidade não é só isso. Aquele escritório que ganha dinheiro só com abertura de empresa, Fiscal e Folha, sempre vai ter dificuldade com honorário se não segmentar seu negócio.... complicado... Tem escritório aí que nem contábil faz, lança nota do Simples sem itens e por aí vai....
E como está o mercado? Está de um jeito que, mesmo que você entregue valor para o cliente, ele, ou não dá valor ou não quer pagar mais por isso.
O processo de volta vai ser dolorido e terá que ter dois pontos:
- Muita entrega de valor agregado ao serviço (legalização, fiscal, folha é o básico tipo.... pastel frito na hora sabe)
- Um perfil mais profissional dos contadores e vão ter que entregar muito mais que são pagos para reverter o cenário.
"Ahhhh Odair mas um buteco que vende cachaça não quer nem saber de balancete, DRE nem nada. O Kra quer só pagar imposto e pronto!"
Para isso deve-se aplicar a segmentação de clientes. Cada cliente deve receber o que lhe agrada e atende a sua necessidade. Um buteco que não quer Balancete e quer só o fiscal, entregue isso a ele. Mas o errado é você usar este mesmo pensamento para empresas maiores Presumido ou Real que precisam da sua ajuda.
O Business Model Canvas e o Canvas da Proposta de Valor possui uma parte de segmentação de clientes para analisar cada característica específica de cada cliente.
Invista em análise de dados, integrações de sistemas, cientista de dados, automatização de processos e claro, consultoria.
Contador vai ter que ser um tipo Marcus Lemonis - O Sócio.
Essas são as palavras de quem está no mercado desde 1999.
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Esta imagem abaixo explica um pouco sobre o cenário contábil no Brasil e pode trazer algumas reflexões:
Esta imagem abaixo explica um pouco sobre o cenário contábil no Brasil e pode trazer algumas reflexões: